Saber como limpar o sofá da sua casa, escritório ou consultório é de grande importância para garantir a saúde das pessoas que irão o utilizar. 

Embora o ideal seja contratar profissionais especializados, ainda existem algumas coisas que você pode fazer para manter uma boa limpeza do móvel.

De acordo com o estudo da Universidade Estadual de Ohio (EUA), foi possível comprovar que mesmo após a limpeza, apenas metade das superfícies estão livres de germes, incluindo os sofás.

E, independente se você realizar uma limpeza adequada ou não, ter a consciência da importância de um profissional especializado é essencial nesses casos. 

Pensando nisso, a Forte Clean separou diversas dicas para você aprender como limpar o sofá de forma adequada para garantir mais durabilidade ao móvel.

Como limpar o sofá 

Para saber como limpar o sofá, você deve entender quais produtos usar e em quais tecidos eles são mais indicados. Desta maneira, você evita manchas ou deformidades na superfície.

Outra questão importante, é saber que a limpeza que você efetua não é igual a limpeza que um profissional realiza. No entanto, ela é muito importante para manter a conservação do seu movel e a higiene do local que o sofá esta.

Aliás, quando falamos sobre o sofá, utilizamos o termo de maneira bastante genérica. Tenha em mente que, as dicas que separamos abaixo, também podem ser aplicadas em poltronas, puffs e aos bancos dos carros. 

Tipos de tecidos

Aqui, vamos listar os três tipos mais comuns de tecidos e quais materiais usar para efetuar a limpeza. 

No caso de você não encontrar o tecido do seu sofá procure na etiqueta, para a higienização correta.

Assim como roupas, sofás e colchões costumam ter etiquetas identificando o tecido e quais materias não devem ser usados nele. 

Para mais informações você também pode consultar o fabricante. E para te ajudar neste processo, separamos três dos principais tecidos mais utilizados entre residências e ambientes empresariais. 

Couro

Sofás de couro costumam ser mais caros e normalmente não levantam preocupações com a alteração da cor devido ao envelhecimento. 

Para saber como limpar o sofá de couro é preciso identificar se é couro pigmentado (liso e brilhoso) ou couro anilina (opaco e aveludado). 

No primeiro caso, é possível utilizar uma solução de detergente e água para borrifar no sofá e depois o secar com um pano de algodão. 

Já no segundo caso, primeiro escove o couro com uma escova de pelos seguindo o sentido do pêlo e depois utilize um pano com apenas água também respeitando o sentido dos pelos.

Suede

O suede é um material muito procurado por ser durável e macio ao toque. Infelizmente, o suede é o tipo de tecido que logo escurece com o tempo de uso, independentemente do cuidado e limpeza com o passar do tempo. 

Para limpar um sofá de suede, você pode usar o aspirador de pó no dia a dia, ainda mais se você tiver animais em casa. 

Em caso do sofá não ter manchas passe um pano umedecido em água com detergente neutro, no entanto se ele já escureceu useu uma solução de partes iguais de água e vinagre branco em um borrifador.

Linho

Uma grande vantagem do linho é que ele não é um material estático, ou seja, não atrai a poeira para ele como outros materiais fazem, facilitando muito na maneira de como limpar o sofá. 

No dia a dia, utilize sempre água morna e se houver manchas você pode esfregue com um pano úmido ou uma escova de cerdas muito macias. 

Não utilize sabão em pó ou produtos que contêm cloro, pois podem alterar a cor do sofá. Tome cuidado para não encharcar o linho, que pode ter seu formato e textura alterados em caso de água em excesso.

Serviço profissional

A limpeza que você faz ou orientar alguém a fazer de forma caseira é apenas superficial. Assim como afirma o estudo, ela não é suficiente para eliminar germes, bactérias e outros microorganismos que talvez parem no sofá.

Não importa o quanto você pesquise como limpar o sofá, apenas uma equipe profissional com equipamento e produtos especializados é capaz de realizar uma limpeza profunda de verdade.

A Forte Clean, por exemplo, utiliza um material importante para realizar uma limpeza profunda através do vapor. Causando menos danos aos tecidos e prolongando a vida útil do móvel.

error: Conteúdo Protegido !!
Orçamento Aqui !